data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Começou, na última segunda-feira, em Não-Me-Toque, a 21ª edição da Expodireto Cotrijal, considerada uma das maiores feiras do agronegócio do Rio Grande do Sul. Ao todo, 573 expositores estão divididos nos 98 hectares do evento. Neste ano, duas empresas de Santa Maria estão comercializando e vendendo seus produtos: o Grupo Agrimec e a HCC Energia Solar.
Além disso, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também montou um estande na exposição da cidade do norte do Estado, perto de Passo Fundo. A Região Central também está representada com empresas como Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, que produz cal para construção e calcário para o setor agrícola.
A abertura oficial da feira, que segue até a próxima sexta-feira, teve a participação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Em 2019, o evento contou com a participação de representantes de 70 países, 268 mil visitantes e 534 expositores, movimentando R$ 2,4 bilhões em negócios.
Começa nesta segunda-feira prazo para declaração do IR de 2020
O sócio proprietário da HCC Energia Solar, Mauro Rogério Winskoski, ressalta que a empresa oferece condições especiais de financiamento e de pagamentos à vista para a compra do sistema durante os dias de feira.
- No ano passado, tivemos bons resultados e retornos. Neste ano, a expectativa não é diferente. Pretendemos triplicar as vendas. Quem quiser visitar o nosso estande pode levar uma cópia da fatura da conta que fazemos uma simulação muito precisa de quanto a pessoa consome em energia e também de quanto tempo o sistema de energia solar vai se pagar - afirma Winskoski.
Sem citar números, Odilo Marion, proprietário do Grupo Agrimec, que vende implementos agrícolas, ressalta a importância da feira para os negócios da empresa. Segundo ele, mais do que vendas concretizadas, eventos como esses propiciam uma grande reunião de expositores e clientes em apenas um local, gerando uma concorrência positiva no setor.
Cresce a projeção de perdas na soja na região
- A Agrimec é o que é justamente por causa das feiras. Eu considero eventos como esses como locais ideais, onde muitos fornecedores estão presentes e muitos clientes se apresentam. Então, a gente tem oportunidade de vermos diversas alternativas e também empresas. É onde se estabelece a livre concorrência - ressalta o empresário, que participa de feiras do agronegócio desde a década de 1970.
A EXPODIRETO
- O quê - 21ª edição da Expodireto Cotrijal
- Quando - Até sexta-feira, no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (ERS 142, km 24)
- Horário - 8h às 18h
- Ingresso - De graça
- Expositores - 573 expositores, 39 mais do que no ano passado, divididos em 98 hectares